
Pintura
A importância da tinta na hora de pintar
Tinta é o nome normalmente dado a uma família de produtos, usados para proteger e dar cor a objetos ou superfícies, cobrindo-os com uma cobertura pigmentada.
A tinta é muito comum e aplica-se a praticamente qualquer tipo de objetos.
Usa-se para produzir arte; na indústria: produção de automóveis, equipamentos, tubulações, produtos eletroeletrônicos; como proteção anti-ferrugem; na construção civil: em paredes interiores, em superfícies exteriores.
Tinta é uma mistura devidamente estabilizada de pigmentos e cargas em uma resina, formando uma película sólida, fosca ou brilhante, com a finalidade de proteger e embelezar .
A tinta é uma preparação, geralmente na forma líquida, cuja finalidade é a de revestir uma dada superfície.
Quando essa tinta não contém pigmentos, ela é chamada de verniz.
Por ter pigmentos a tinta cobre o substrato, enquanto o verniz deixa transparente.
Composição da Tinta
A tinta líquida é normalmente constituída por três partes: resinas, diluentes, aditivos e (pigmento).
Resina
Resina é a parte não volátil da tinta, que serve para aglomerar as partículas de pigmentos e é responsável pela transformação do produto, do estado líquido para o sólido, convertendo-o em película.
As resinas são responsáveis pelas propriedades físico-químicas da tinta, determinando, inclusive, o uso do produto e sua secagem.
A resina é a parte da tinta que solidifica para formar a película de tinta seca.
Pigmentos
Material sólido finamente dividido e insolúvel. São utilizados para dar cor, opacidade, certas características de resistência e outros efeitos.
São divididos em pigmentos ativos, que conferem cor/opacidade, e inertes (cargas), que conferem certas propriedades, tais como diminuição de brilho e maior consistência.
Aditivos
Ingredientes que proporcionam características especiais às tintas. São utilizados para auxiliar nas diversas fases de fabricação e conferir características necessárias à aplicação. Os aditivos são para auxiliar na secagem da tinta.
Solventes
Líquido volátil, geralmente de baixo ponto de ebulição, utilizado na diluição de tintas e correlatos.
São classificados em solventes ativos ou verdadeiros, latentes e inativos.
O diluente auxilia no ajuste da viscosidade bem como veículo dos demais componentes, podendo, se dosados adequadamente, facilitar a aplicação das tintas.
Fonte: Tinta Inquine
Clik aqui e va para o catalogo de testura







































